Machu Picchu

Cheguei em Cuzco, Peru.




sexta-feira, 21 de outubro de 2011

AINDA san PEDRO DO ATACAMA: 19/20/21/OUTUBRO/2011

Cheguei  no fim de tarde e início da noite, perguntei uma pessoa sobre hotel, oreintou-me pegar tal rua q acharia e não deu outra coisa.
Seguindo uma rua, já uns 500 metros vi uma senhora de meia idade e pequena, chilena,  e a perguntei. E, não deu outra, ele é do Hostel Paniri, com garagem para moto, acertei, me acomodei, fiz toda a higiene e fui arrumar local prá comer.
Seguir a Rua que havia adentrado no sentido contrário, uns 500 ms e virei a minha direita.
Deparei com vários restaurantes, sempre com um pessoa à porta, te convidando a entrar, com menu ás maos. Esses restaurantes de aparências tipo praia Arraial, Búzios, etc.
Olhava um e outro até chegar em um cruzamento. Nisso, já às 22 hs, local, deparei com uma agência fechando. Adentrei e fiz perguntas e fechei um pacote de dois passeios. Um aos Gêiseres del Tatio ( o mm do Globo Reporter ), U$ 40,00 e Laguna Cejar, $U 30,00, e posterior, ainda, taxaa de entrada de $U10, e $U3,00.

Fui Jantar, em frente, a luz de vela, fogueira dentro do recinto e cheio de pessoas jovens e outras idades de diversas nacionalidades e banho de bola que o Flamengo tomou do UC do Chile, 4X0, em pleno Engenhão. só vi o quarto gol em diante. Depois  quando jantava, repetia os lances e os gols e não teve um Chileno que não vibrasse com os mesmos.

Paguei U$20 por um prato típico e delicioso por sinal. Caminhei um 1 km +- e retornei ao quarto. Dormi a 1, da manhã e acordei a 4,11 da manhã sair de Van às 4.30 e partir para o primeiro passeio, Gêiseres del Tatio.

Deveria ter ido de roupa de moto e mais a capa de chuvas. Não! Fui com o conjunto segunda pele, calça de plático ( não me lembro o artigo agora ), blusão de moto e toca balaclava.

Foi o pior frio da minha vida. Isto é q dá tudo prá última hora.
Quando chequei na agencia e ela estava fechando e só tinha passeio para depois de amanhã. Nisso pedi com jeitinho para o dia seguinte, pois, pretendia ficar só um dia em Atacama. O atendente, Sr. Roque, saiu e voltou e conseguiu. Nisso, pela minha satisfação, não conversamos muito a respeito dos passeios. Pelo horário, saída entre 4 as 4.30 da madrugada, achei que tava tudo legal. Ledo engano. Me ferrei. mas como a Van estava lotada com 10 turistas ( alemã, duas Inglesas, espanhois, italiano, uma convesaria danada, pois trecho se faz em 2 horas, todo mundo esprimido, deu prá aguentar.

Quando chegando nos Gêiseres foi realmente lindo, isso não posso deixar de achar.
Tudo que passou no Globo Repórter estava alí na minha frente.
Lindo mesmo. Fantástico. Tirei fotos com meus dedos roxos de frios. Ah esqueci. Lá tem um lago de água quente q não adentrei pois não levei bvermuda para entrar, pois, pela pressa não fui, também informado. Paciência.

Voltamos ao meio dia, fui para o Hostel,me banhei e fiquei com o Not ligado prá ver se alguém de minha família entrasse no msn, níguém entrou. Paciência.

saí a procura de comida e encontrei um pizza tamaho família, $U 14,00, comí só três fatias e dei para o Roque, pois tinha q partir aquela hora,, 16 hs.

Esse passeio, um engano danado, não tem nada, a não ser um péssimo guia, (o outro guia foi espetacular), e três lagos, todos de águas salgadas d+, no qual um adentrei por 25 minutos, em um de tamanho circular de +ou- 500ms, voce tem que ficar de costas, pois, a água é salgada d+, num vacilo meu foi água no rosto e olho e ardeu prá danar. paciência, mas gostei pelo banho salgado que me deixou toda a pele de sal.

No outro lago, curtíssimo no tamanho, sem fundo segundo o guia. Só podia entrar quem soubesse nadar. Esse Lago, segundo o guia ninguém conseguiu chegar ao fundo embrora com equipamentos próprios. Fui o único a entrar da minha turma. Não fiquei 3 minutos. Geladíssima a água. Então, percebí do porque de outra Van as pessoas
entraram e sairam logo.
Falei com minha turma que a água estava geladíssima e o guia, chileno estava rindo. Paciência, para não dizer outra coisa.

Mas nem tudo nesse passeio foi  perdido. Nessa Van, ao meu lado estava o casal do Paraná, Ângelo Col ( médido ) e sua esposa Eunice, - ambos de idades parecidas com a minha- pessoas espetaculares. Nesta van tinham, também, pessoas de outras nacionalidades.
O Ângelo, que há quase uma semana de Atacama, me deu todas as dicas e mapas para eu voltar de Atacama, passando por Foz de Iguassú.

Nesse passeio, também, ficamos de frente, para vários vulcões extintos, ou sem ação alguma há séculos. Em um deles está sendo colocados várias torres direcionadas à satélites, segundo o guia.

Parto hj, de Atacama, sedo nesta sexta, dia 21/10/2011. Estou ha 130 km da fronteira da Argentina.
depois postos fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário